quinta-feira, 17 de março de 2011

Ainda dá pra inovar?

A música não é estável: a forma de tocar, o ritmo, as letras e até os instrumentos mudaram durante os anos!
Imaginem qual foi a reação das pessoas ao ouvir a primeira música com uma guitarra distorcida (que, segundo especialistas da área, foi "You Really Got Me" do The Kinks, em 1964!), ou então quando surgiu o techno nos anos 70, com a banda alemã Kraftwerk, entre outros feitos. Não é preciso dizer que, por contribuirem à inovação da música e abrirem novos caminhos a diversos estilos que surgiriam depois, essas bandas ficaram marcadas na história!

Mais de 30 anos depois dessas enormes transformações ainda vemos alguns sons originais, mas até quando e em que proporção? Será que ainda existem novos sons a serem inventados?? Logo hoje, que existem milhares de pedais de distorção diferentes e equipamentos de som para DJs com milhões de efeitos, é possível que ainda exista algum som que não foi inventado??? Será mesmo que os atuais "revolucionários da música" fizeram de fato algo tão marcante que estará refletido daqui anos?

O nome mais comentado e reverenciado como a "revolucionária da música pop", Lady Gaga, ainda não me convenceu de tal ideia. Talvez eu esteja errado e ela possa mudar pra sempre a música pop, mas isso é algo que só o tempo irá dizer!


Para acabar o post:


The Kirks - You Really Got Me







Kraftwerk - The Robots 







Lady Gaga - Bad Romance





Nenhum comentário:

Postar um comentário