quinta-feira, 3 de março de 2011

Evolução ou regressão da música durante os anos?

"No meu tempo as músicas eram muito melhores que essas porcarias de hoje em dia!"...

Quem aqui nunca ouviu essa frase de uma pessoa mais velha??
O pior é que, ao meu ver, a música (pelo menos o tipo de musica que faz mais sucesso) está de fato em um processo de regressão, ou seja, imagem de mais, qualidade de menos!
Aposto que muitos já ligaram a TV na MTV (que deveria mudar logo esse nome - Music Television -, já que música é o que menos passa no canal, atualmente ¬¬) e viram esses astros teens cantando e dançando e logo pensaram: "Meu Deus!! Não é possível que não existam artistas melhores!!"
A verdade é: Sim, existem! Mas o mercado não está nem aí pra isso! O objetivo é lucrar e, entre agradar meia dúzia de fãs da boa música e agradar milhões de crianças e pré-adolescentes (às vezes até adultos meio... ãhm... diferentes?) facilmente manipulados e que só ligam para o que está na moda e pro visual... bem... acho que fica óbvio qual será a decisão!
Claaaaro que ainda existem bandas que fazem sucesso e não são uma Boy Band Júnior, a exemplo do Arcade Fire. Porém, para 1 Arcade Fire fazendo sucesso, existem mais de 100 Justin Biebers tomando conta do cenário musical!

Mas aonde vamos parar??

Será que chegará um dia em que não teremos mais guitarristas extraordinariamente bons, ou letras feitas por verdadeiros poetas, ao invés de crianças que fazem musicas usando repetitivos Power Chords e letras que mais parecem ter sido escritas em 2 segundos só para gravar tudo logo e colocar o álbum a venda?
Se meu avô já achava as músicas do meu tempo ruim e eu já acho as atuais horrorosas, o que será que meus netos vão ouvir? Bem... se ele tiver sorte o mundo vai acabar em 2012! =P

Pra quem lembrou de alguma música super irritante e pegajosa desta "nova geração de músicos" enquanto lia este post e não consegue tirar da cabeça, aqui vai uma ajuda para retirá-las:




ouuu... pra quem é mais do tipo "internacional":





-"Pô, Filipe, mas como assim você não falou mal de funk também???"
-Ah, desculpem, mas pra mim funk não é música, é poluição sonora! Me convenci disso depois de ouvir uma "letra" pior que a do "Créu" (sim, existe! Mas não lembro o nome e, se tudo der certo, morrerei sem saber!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário